Entrevista realizada com o professor Gil da Costa Marques, do IFUSP, que nos explica sobre a matéria que nos constitui e sobre como a física de partículas, campo da física quântica, descreve e categoriza os átomos e seus constituintes através do chamado Modelo Padrão, teoria mais aceita entre os físicos para explicar a formação e interação das partículas elementares.
Das ervilhas de Mendel no final do século XIX à capacidade de reescrevermos nosso DNA, e passando pelo projeto Genoma Humano, neste seminário serão discutidos o estado da arte da genética humana, culminado no Prêmio Nobel de Química deste ano.
Sobre a palestrante: Lygia da Veiga Pereira é Professora Titular e Chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), Chefe do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP e integrante do CEPID-FAPESP Centro de Terapia Celular. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica.
A Sociedade Brasileira de Química teve uma predecessora homônima, fundada em 1922, sediada no Rio de Janeiro e que existiu até 1951. Realizou congressos e publicou entre 1929 e 1951 a revista Revista Brasileira de Chimica e sua sucessora, a Revista da Sociedade Brasileira de Química. A vinheta mostrada na reprodução foi publicada no número de dezembro de 1931.
Fundação. A atual Sociedade Brasileira de Química foi fundada em 1977, durante a Reunião Anual da SBPC, por químicos dedicados à pesquisa e ensino em universidades e institutos oficiais, liderados por Simão Mathias, Jacques Danon e Ricardo Ferreira.
O Journal of the Brazilian Chemical Society abrange todos os aspectos da química, exceto educação, filosofia e história da química. É um meio para relatar contribuições originais selecionadas e significativas para novos conhecimentos químicos.
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A Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com uma periodicidade trimestral, propõe-se a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro. QNEsc integra-se à linha editorial da Sociedade Brasileira de Química, que publica também a revista Química Nova e o Journal of the Brazillian Chemical Society. Química Nova na Escola é um espaço aberto ao educador, suscitando debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química.