O caminho mais rápido para chegar de um ponto até o outro, pensando de forma óbvia, seria uma reta, correto? Mas, na prática — e até mesmo em estudos científicos — essa “regra” não se aplica. Para testar essa experiência, fizemos uma série de rampas com formatos de descidas diferentes. Já de antemão adiantamos que a rampa vencedora foi a da curva braquistócrona — que faz com que determinado objeto se desloque por ela entre dois pontos no menor intervalo de tempo. Mas, além dela, testamos outra possibilidade um tanto curiosa, a tautocrônica que é uma curva em que o tempo gasto por um objeto para deslizar sem fricção em gravidade uniforme até seu ponto de mínimo é independente de seu ponto de partida. Para ver todos esses testes, na prática, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra. E não deixe de compartilhar também esse vídeo com aquele seu amigo que adora as nossas experiências.
LEMOS, Nivaldo A. Mecânica Analítica. 2.ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2013.
THORNTON, Stephen T.; MARION, Jerry B. Dinâmica clássica de partículas e sistemas. Trad. da 5. ed. norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2011
NETO, JOÃO BARCELOS, LAGRANGIANA & HAMILTONIANA MECÂNICA NEWTONIANA, Edição 1º EDIÇÃO 2004. Editora Livraria da Fisica, Sâo Paulo.
LANDAU, L. Mecânica. São Paulo: Hemus, 2004.
GOLDSTEIN, Herbert. Classical mechanics. 2. ed. Reading: Addison-Wesley, 1980.
GREINER, Walter. Classical mechanics: point particles and relativity. New York: Springer, 2004
KIBBLE, Tom W. B.; BERKSHIRE, Frank H. Classical mechanics. 5. ed. London: Imperial College Press, 2004
SYMON, Keith R. Mechanics. 3. ed. Reading: Addison Wesley Longman, 1971.
SYNGE , John L. Principles of mechanics. 2. ed. New York: MacGraw-Hill Book Company, 1949