Data: 19/03/2013
Palestrante: Prof. Candido Portinari (Fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari)
Instituição: PUC-RJ
Resumo: A palestra começa mostrando como a trajetória de Portinari ilustra, literalmente, o famoso ditado do escritor russo Tolstoi: se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia. Seu coruscante itinerário começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do interior do Estado de São Paulo e, após legar ao País um retrato emocionado e grandioso, em mais de cinco mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, vai atingir o seu ápice nos monumentais painéis Guerra e Paz, poderosa mensagem plástica, ética e humanista, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, esta palestra focaliza o trabalho de 33 anos do Projeto Portinari, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Sua interface com as áreas de Ciência e Tecnologia, e sua atuação junto às crianças e jovens de todo o País. Em particular, sua conquista mais recente: a concretização de um antigo sonho, durante décadas julgado impossível, de, após obter da ONU a guarda dos originais Guerra e Paz durante o período 2010-2014, trazê-los para restauro e exposição no Brasil, e no exterior.
Arte, Criatividade, e Saúde Mental
Data: 12/05/2009
Palestrante: Prof. Dr. Valentim Gentil
Instituição: Faculdade de Medicina - Depto. de Psiquiatria - USP
Resumo: "Porquê todos os homens ilustres da filosofia, da poesia ou das artes são melancólicos" Esta frase, atribuída a Aristóteles, sintetiza a dúvida que persiste até hoje sobre as relações entre doenças mentais e criatividade artística. Grandes nomes das artes, da literatura, da política, das religiões, e várias outras áreas que tanto contribuem para o desenvolvimento humano passaram por grande sofrimento em decorrência de transtornos mentais que hoje podem ser prevenidos e tratados. Questões éticas e da própria evolução humana são levantadas quando se aborda essa relação. Se o sofrimento psíquico pode aumentar a nossa sensibilidade e nos motivar a buscar soluções para nossos problemas, seria verdade que o que chamamos de doenças ou transtornos mentais tem o mesmo poder criativo?
História da arte I - Unesp/São Paulo, Prof. José Leonardo do Nascimento, Instituto de Artes -- Departamento de Artes Plásticas
O objetivo do curso é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte paleolítica e neolítica presentes no período conhecido por Pré-História, a influência do Império Teocrático e da religião na arte egípcia e seu diálogo com a arte grega, avançando através desta última até o final do período que a caracteriza. O prof. José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico.
Conteúdo:
Pré-História.
Cultura Egípcia da Antiguidade.
A Arte da Grécia da Antiguidade: Idealização da forma humana.
História da arte II - Unesp/São Paulo. Prof. José Leonardo do Nascimento.
Instituto de Artes - Departamento de Artes Plásticas
O objetivo do curso é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano. O prof. José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico.
Conteúdo:
Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.
Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.
Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.
Iluminuras medievais: arte monástica.
Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.
Arte românica: arquitetura e relevo escultórico.
Arte gótica: verticalidade e luz.
Siena no século XIV: arte republicana e religião.
Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.
A disciplina História da Música II faz parte do currículo de Bacharelado em Música, para todas as habilitações, e é oferecida anualmente. O seu foco está no estudo da produção e da atividade musical dos períodos barroco, clássico e romântico europeus. No segundo semestre de cada ano, aborda-se o período romântico e alguns temas da música do século XX. Discute-se como diferentes condições sociais, culturais e econômicas possibilitaram o surgimento dos diferentes estilos de composição e das várias formas de atividade musical e como a arte musical pode ser relacionada às outras formas artísticas desses períodos.
El Museo Nacional del Prado, desde que fue inaugurado en 1819 y a lo largo de su historia centenaria, ha cumplido con la alta misión de conservar, exponer y enriquecer el conjunto de las colecciones y obras de arte que, estrechamente vinculadas a la historia de España, constituyen una de las más elevadas manifestaciones de expresión artística de reconocido valor universal.