Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Mostra a trajetória do inventor e cientista brasileiro Santos Dumont. Filho de fazendeiros, desde a infância era fascinado por objetos que voavam como pipas e balões. Em sua terceira viagem pela Europa, deu início a uma série de experiências e aos protótipos que levaram o cientista à criação do 14 bis, o primeiro avião do mundo. Ganhou prêmios e títulos ao longo de sua carreira como inventor de aeromodelos e obteve reconhecimento mundial do meio científico.
Excêntrico e criativo! Assim o Conhecendo Museus começa a breve descrição de uma figura brasileira muito carismática e que ficou conhecida em todo mundo por projetar, construir e voar nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Aliás, até hoje ele é citado nos livros escolares pela sua genialidade. Estamos falando de Alberto Santos Dumont (1873-1932), um aeronauta, esportista e inventor brasileiro.
A vida e a obra do artista gráfico M.C. Escher, o mago da perspectiva, cujo objetivo era exprimir suas idéias com clareza, fazendo uma análise dos padrões geométricos de seus trabalhos de xilografia, da sua maneira revolucionária de utilizar a ilusão de ótica e até de produtos publicitários.
Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de óptica. Foi numa visita à Alhambra, (veja o vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=SQtE3-...) na Espanha, que o artista conheceu e se encantou pelos mosaicos que havia neste palácio de construção árabe. Escher achou muito interessante as formas como cada figura se entrelaçava a outra e se repetia, formando belos padrões geométricos. Este foi o ponto de partida para os seus trabalhos mais famosos, que consistiam no preenchimento regular do plano, normalmente utilizando imagens geométricas e não figurativas, como os árabes faziam por causa da sua religião muçulmana, que proíbe tais representações.
A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se mexer. Tudo representado num plano bidimensional. Destacam-se também os trabalhos do artista que exploram o espaço. Escher brincava com o fato de ter que representar o espaço, que é tridimensional, num plano bidimensional, como a folha de papel. Com isto ele criava figuras impossíveis, representações distorcidas, paradoxos. Mais tarde ele foi considerado como um grande matemático geométrico.
Documentário que mostra a crescente rivalidade entre os inventores Nikola Tesla e Thomas Alva Edison, na chamada guerra das correntes. Nikola Tesla defendia a corrente alternada enquanto seu opositor Thomas Edison, a corrente contínua.
O professor Jim Al-Khalili investiga a mais precisa e perplexa teoria cientifica - A física quântica!
This complete set of lecture videos provides a close analysis and criticism of a wide range of films, from the early silent period, classic Hollywood genres including musicals, thrillers and westerns, and European and Japanese art cinema.
Filosofando Ciências humanas em debate
Baseado na obra homônima de Rachel de Queiroz. 1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia (Maria Fernanda Meirelles), no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.