Programas da Disciplina D-20: Conteúdos e Didática de Matemática, do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp
A Educação Matemática em Revista – EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade trimestral e estrutura interna dividida em artigos e seções permanentes com temas específicos.
A Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM tem como foco a pesquisa relacionada à Educação Matemática. Nesse ínterim, trabalhos científicos que investiguem o o ensino de matemática, a aprendizagem de matemática, a formação de professores de matemática e que ensinam matemática, a história da matemática e da Educação Matemática, Políticas Públicas, Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, assim como, qualquer temática que vincule-se aos Grupos de Trabalho da SBEM, ou que sejam tendências correlacionadas `´a área de Educação Matemática.
A Educação Matemática em Revista - RS é uma publicação semestral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, do estado do Rio Grande do Sul tem como objetivo disseminar pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática, a formação inicial ou continuada de professores, que versem sobre Educação Matemática na Educação Básica e/ou Superior.
A Zetetiké é uma publicação institucional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (em parceria editorial com a UFF), tendo como objetivo contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa na Área da Educação Matemática e, de outro, para a formação de pesquisadores dessa Área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.
A Revista científica eletrônica EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A Revista tem por objetivo divulgar pesquisas científicas concluídas na área de Educação Matemática e Tecnológica e áreas conexas. Constitui-se em um espaço de socialização de estudos, favorecendo a interlocução entre pesquisadores em relação às problemáticas no campo da Educação Matemática e Tecnológica tendo como eixo o debate contemporâneo dessas áreas.
A Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC é uma publicação gratuita do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), coordenado pelos Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, grupo vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). A REMATEC publica a cada quadrimestre um número temático na área de ensino e pesquisa de Práticas Socioculturais e Educação Matemática. A revista tem por objetivo dar visibilidade à produção científica-acadêmica nestas áreas, de modo a apresentar contribuições para a consolidação do ensino e da pesquisa, bem como para a institucionalização do conhecimento, como uma via de difusão e disseminação de resultados de pesquisas realizadas por autores e/ou grupos regionais, nacionais e internacionais
O periódico Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aberto à comunidade acadêmica.
O Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM é uma publicação aberta no campo da Educação Matemática.
A Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (ISSN: 1982-873X) tem como missão divulgar pesquisas que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimento e de novas estratégias pedagógicas.
A Revista Brasileira de História da Matemática (International Journal on the History of Mathematics) é um boletim científico, de caráter internacional, onde serão aceitos para publicação somente trabalhos acadêmicos originais sobre História da Matemática em geral e sobre sua relações com outros campos como a Educação Matemática e a Filosofia da Matemática. A periodicidade da revista será semestral: outono e primavera. A revista é composta de dois tipos de artigos: artigos encomendados pelos editores e artigos submetidos. Estes deverão receber parecer positivo de pelo menos dois consultores para serem publicados. Eventualmente, serão publicadas resenhas de livros e de dissertações, e notas referentes a projetos de investigação científica. Todo material publicado na Revista Brasileira de História da Matemática representa a opinião de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião dos editores.
A revista Acta Scientiae, editada desde 1999, é uma publicação bimestral da Universidade Luterana do Brasil sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com conceito A1, segundo avaliação 2019 da Capes. Tem por Missão divulgar trabalhos de pesquisa científica e de revisão e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.
O foco da Acta Scientiae é artigos de pesquisa científica, devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e Matemática consagrados na literatura científica, com 'estados da arte', metodologia e pergunta de pesquisa explícitas e que resultem em contribuição relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Ensino de Ciências e Matemática. Porém, também serão considerados resenhas críticas de livros, teses e dissertações.
A revista Professor de Matemática Online (PMO) é um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relevantes à formação inicial e continuada do professor da Educação Básica, cobrindo todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Ela poderá publicar resultados condensados de trabalhos de conclusão de curso, ferramentas virtuais e outros produtos de docentes e discentes dos programas e cursos de formação de professores de Matemática.
A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica da Associação de Professores de Matemática (APM). A revista constitui-se um espaço de intercâmbio de ideias e experiências no campo da investigação em educação matemática, publicando textos de investigação que se centram em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino.
La Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (Relime) es una revista científica indizada que busca diseminar nuevo conocimiento y resultados de investigación en Matemática Educativa, que publica cuatrimestralmente (31 de marzo, 31 de julio y 30 de noviembre) manuscritos inéditos en español, portugués, inglés y francés. Está dirigida a investigadores, docentes de Matemáticas y Ciencias, estudiantes de licenciatura y posgrado y tomadores de decisiones relacionados con el campo disciplinar.
Relime es la publicación oficial de investigación del Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C. (Clame), asociación científica y académica sin fines de lucro.
Relime se edita y pública desde la Ciudad de México, México.
PNA es una revista de investigación en Didáctica de la Matemática. Su objetivo es promover y difundir la investigación de calidad que se realiza a nivel nacional e internacional. Va dirigida a investigadores y agentes educativos interesados en el área. Es una publicación trimestral seriada del Grupo de Investigación Didáctica de la Matemática: Pensamiento Numérico, (FQM-193), del Plan Andaluz de Investigación, Desarrollo e Innovación (PAIDI). Los artículos que se publican en PNA son escritos en inglés o en español, siguen las normas APA y se revisan mediante el sistema doble ciego. Se publican tres artículos por número y cuatro números al año, en los meses de septiembre, enero, marzo y junio. PNA publica tanto estudios empíricos, como estudios teóricos en Didáctica de la Matemática.
Suma, revista sobre el aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas, es una publicación de la Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (FESPM).