1. - Conhecimento: panorama histórico
a) Breve história social do conhecimento
b) O Conhecimento na escola: abstrato x concreto; inatismo x construtivismo
c) O cartesianismo e a idéia de cadeia
d) A idéia de rede: antecedentes, características, explorações
2. - Inteligência: panorama e perspectivas
a) Os testes e a intenção da medida
b) Metáforas da mente: módulos, esquemas e sociedade
c) O espectro de competências:: antecedentes, características, explorações
d) Inteligência: individual x coletivo; natural x artificial
3. - Epistemologia e didática: explorações
a) Planejamento e avaliação: projetos e valores
b) Disciplinas e especialistas: mapas e consultores
c) O papel do professor
4. - Epistemologia, trabalho e educação: algumas questões
a) Conhecimento: entre a mercadoria e o dom
b) Educação: conservação e transformação
c) Projetos individuais e coletivos: a cidadania
d) Trabalho e educação: novos significados, uma nova agenda.
- Construir um panorama das concepções de conhecimento e de inteligência, recorrendo à história, à filosofia, à psicologia e buscando evidenciar o modo como as referidas concepções influenciam a prática docente;
- Contribuir para a elaboração das concepções de conhecimento como rede de significações e de inteligência como espectro de competências, imagens metafóricas de importância crescente nos terrenos da epistemologia e da didática;
- Refletir sobre a presença das tecnologias informacionais na sociedade e na escola, bem como sobre as transformações em curso no significado do trabalho, em suas relações com a educação;
- Examinar criticamente a forma de organização do trabalho escolar, buscando alternativas de ação consentâneas aos paradigmas emergentes, especialmente no que tange ao planejamento, à avaliação, ao papel dos especialistas e das disciplinas.