Objetivos dessa disciplina: Oferecer aos participantes informações relativas a entendimentos do que seja Filosofia e relativas à relação entre Filosofia e Educação. Convidar os participantes para uma reflexão sobre a relação Filosofia e Educação a partir das informações oferecidas. Propor reflexões relativas às relações entre Antropologia e Educação, Teoria do Conhecimento e Educação, Ética e Educação, Política e Educação, Estética e Educação. Oferecer subsídios para as reflexões acima a partir de ideias de alguns filósofos produzidas ao longo da história do pensamento filosófico.
Ementa da disciplina: Natureza da atividade filosófica e sua ligação com a Educação; Pressupostos dos atores de Educar, Ensinar e Aprender; Sócrates e Platão - Educação Platônica; Bacon, Descartes, Kant - Educação Moderna.
Professor Coordenador da disciplina: Marcos Antônio Lorieri
Vídeos da disciplina Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp.
EMENTA
1 - Compreensão do conceito de transversalidade na educação; 2 - A atividade de planejar empregando a metáfora da "rede; 3 - Experiências práticas de projetos e transversalidade .
Este módulo objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que a escola deve reorientar sua organização e objetivos, construindo novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais. Com o objetivo de formar Educadores Comunitários, que promovam a utilização dos recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola, desenvolvendo projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem, o módulo trabalhará também a proposta de construção de projetos, interdisciplinares e transversais, na perspectiva do planejamento em "rede".